4 Projetos para aprender a programar ou melhorar seu portfólio

Publicado em 30 de julho de 2020

4 projetos para fazer por conta própria e desafiar a si mesmo a ir ao próximo nível

Olá pessoal, no artigo de hoje, veremos uma lista com 4 projetos para aprendermos ou melhorarmos nossos conhecimentos em programação.


Além de acompanharmos tutoriais ou vídeos na internet, precisamos criar nossos próprios projetos, para pensarmos por conta própria e para termos algo diferente em nosso Github, projetos desenvolvidos em tutoriais ou em cursos, são coisas que diversas pessoas têm, colocar esses trabalhos no portfólio , nos ajuda, porém se deixarmos apenas esses, pode acabar nos tirando do jogo, já que diversas pessoas terão o mesmo.

Existem algumas opções que você pode seguir para melhorar seu portfólio em relação à outras pessoas que também terão esses projetos. Podendo melhorar o código, adicionar testes automatizados e fazer algumas outras coisas diferentes no código.

Porém, além de ter “apenas” projetos de tutoriais, é muito importante termos nossos próprios projetos pessoais no portfólio. Listamos abaixo alguns projetos que podem testar seus conhecimentos e melhorar seu portfólio.

Aplicativo de anotações

Nós, utilizamos muito aplicativos como Google Keep ou Notion para fazer anotações do dia-a-dia, que tal você desenvolver o seu próprio aplicativos de notas?

Desta forma, o usuário poderá criar, editar e apagar notas que ficarão salvas no localStorage, sendo assim, quando ele retornar ao nosso site, suas notas estariam salvas , podendo continuar de onde parou.

Funcionalidades

  • O usuário pode criar notas
  • O usuário pode editar notas
  • O usuário pode apagar notas
  • Notas ficarão salvas, assim, quando o usuário voltar ao site, suas notas continuarão lá.

Funcionalidades mais complexas

  • O usuário pode fazer anotações em Markdown, ao salvar será convertido para HTML.
  • O usuário poderá ver a data que criou ou editou pela última vez a sua nota.

Gerador de lorem ipsum

Lorem ipsum, são frases utilizadas por designers, para demonstrar funcionalidades visuais em seus sites/apps, com o intuito de fazer com que o público preste atenção nos detalhes visuais e não no texto.

Antes do meu blog ir ao ar, utilizei diversas frases de Lorem ipsum, não só para não ficar perdendo tempo pensando no que escrever, mas também para que quem fosse visualizar não olhasse para o texto, e sim para os detalhes visuais.

Utilizando a biblioteca lorem-ipsum, você pode gerar as frases escolhendo quantidade de palavras e parágrafos.

Funcionalidades

  • O usuário poderá escolher quantos parágrafos irá conter sem texto gerado.
  • O usuário poderá ver e copiar os seus parágrafos gerados.

Clones de aplicativos existentes

Estamos falando da criação de projetos pessoais, porém copiar outros projetos já existentes, treinarão suas capacidades para entender o motivo daquele botão ser amarelo e não vermelho, entender os espaçamentos das aplicações, entre outras funções.

Um programador, principalmente se for frontend, deve olhar para aplicações e imaginando como ela foi feita, para caso um dia precise de algo parecido, lembrar-se daquela funcionalidade em determinado aplicativo.

Clones, não existem muitas especificações a se fazer, você basicamente copia a interface daquela aplicação e pronto.

Gerador de senhas

Muitas pessoas não têm ideias de que senhas colocar para registrar-se em determinadas aplicações, por isso acabam colocando os famosos 123456, entre outras senhas repetidas.

Além de você poder utilizar um projeto seu para criar suas senhas, que tal outras pessoas poderem utilizar o seu gerador de senhas?

Funcionalidades

  • Usuário pode selecionar o tamanho da senha gerada.
  • Usuário pode selecionar regras para a senha gerada, como: Incluir letras maiúsculas, incluir letras minúsculas, incluir números, incluir símbolos.
  • Ao clicar em “Gerar senha” o usuário poderá ver a senha gerada e poderá copiá- la.

Funcionalidades mais complexas

  • O usuário poderá ver se a senha gerada é forte ou fraca.