Como um desenvolvedor pode se organizar

Publicado em 08 de junho de 2020

Antes de partirmos para o código em nossos artigos, vamos nos organizar da melhor forma possível para entregarmos o melhor produto para nosso cliente

Olá pessoal, no artigo de hoje vamos dar uma organizada em nosso ambiente de trabalho.

É muito importante organizarmos o nosso ambiente de trabalho para que possamos ter um maior aproveitamento em nosso desenvolvimento.

Logicamente que nem tudo são flores em não são todos os dias que você vai realmente se organizar, porém, criar um ambiente base no qual basta sentar fazer algumas pequenas organizações e já começar a codar é importante.

Organizando o ambiente.

De uma forma bem grosseira, um computador é como uma mesa de trabalho do escritório, porém virtual. Você possui sua Workspace (a área de trabalho), possui suas gavetas (pastas) onde são guardados seus arquivos, documentos fotos entre outros utensílios. Dessa forma, teremos duas mesas de trabalho.

Não devemos nos importar apenas com a limpeza do código ou do sistema de pastas de nosso projeto, devemos também nos preocupar com a mesa/local onde ficamos.

É muito importante que nossa mesa seja limpa e com algum espaço relevante, pois cheia de tralhas ou coisas inúteis irá prejudicar até mesmo a sua mobilidade.

Nosso escritório virtual

Organização da área de trabalho

Agora, partindo para o nosso escritório virtual, nosso computador.

Existem diversas formas de organizar um computador, a forma que eu prefiro é não deixar nada na área de trabalho além de uma pasta “programming” onde ficarão os meus projetos.

Uma área de trabalho muito “suja”, com diversas coisas, pode te atrapalhar e diminuir sua produtividade pois você não terá foco total.

Meus documentos, fotos e planilhas acabo destinando a cada pasta específica que já vem no computador.

Organização dos projetos

Trabalhando com React, utilizo um padrão que é o seguinte: arquivos que não são de configuração coloco dentro de uma pasta src.

Não estou aqui para lhe dizer padrões, mas sim uma boa forma de se organizar para que você entenda o que está fazendo.

  • Deixe suas pastas organizadas de forma que um componente fique dentro da pasta components uma página em pages e por ai vai, não só para que você, daqui alguns anos, entenda sua estrutura e possa modificar mas também para que outros desenvolvedores que se juntarem a você no desenvolvimento possam entender o que cada pasta é ou faz.

  • Arquivos que não vão ser utilizados no projeto apague, mesmo que não vá utilizar hoje mas daqui a um mês. Arquivos não commitados podem causar erros ou você pode se embaralhar por aquele arquivo não estar no lugar correto da forma correta.

  • Imagens de README’s coloque numa pasta .github dentro da sua raiz. Durante muito tempo eu criei uma pasta images e socava minhas imagens de README’s lá, porém acabei me embaralhando com essas imagens quando precisei adicionar images de verdade ao projeto.

Crie listas

Listas maiores

Quando iniciar um projeto, sempre crie uma lista, em sites como Trello ou Notion, para que você possa seguir um passo a passo do caminho que seu projeto irá seguir.

Pode ser que durante a produção você mude alguma tarefa de posição ou adicione uma nova e não tem nenhum problema nisso, desde que você anote e documente todo o seu projeto para assim saber o que foi feito, como foi feito e porquê.

Listas menores

Dentro das listas maiores com cada funcionalidade ou página, é interressante que você divida ela em outras pequenas tarefas.

A cada funcionalidade criada, você iria marcar e ao ver que faltam apenas duas funcionalidades seria gerada uma dopamina “Opa, falta apenas mais uma funcionalidade”.

Conslusão

Basicamente essa é a forma que eu utilizo para organizar meus projetos pessoais e também meu computador. Um bom adicional a esse artigo é utilizar aplicativos de pomodoro como o Forest, ele me ajuda a manter o foco e não entrar em redes sociais durante meus estudos ou desenvolvimento de projetos.

No mais é isso, organize seus projetos para que você mesmo, daqui algum tempo, entenda o que fez.